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Núcleo de Pós-Graduação e Extensão (NUPEX)

O Núcleo de Pós-Graduação e Extensão – NUPEX é dividido em duas áreas de atuação. A área de Pós-Graduação tem como finalidade a implementação e gestão das políticas e atividades no âmbito da Pós-Graduação Stricto e Lato Sensu na Faculdade Única, além do suporte direto à Gerência Acadêmica e a outros setores em assuntos da Pós-Graduação, além de acompanhar e supervisionar as atividades dos programas e cursos de Pós-Graduação em andamento; induzir e apoiar a criação de novos programas e cursos dentro das metas relacionadas ao plano de expansão da Pós-Graduação e promover a interação entre Programas de Pós-Graduação da Faculdade Única e outras universidades. As ações de extensão além de proporcionar aos discentes, um compartilhamento de conhecimento e experiências, assumem o compromisso de formar profissionais socialmente responsáveis. O NUPEX interliga a Faculdade Única, por meio das atividades de ensino, com as demandas da sociedade e possibilita a formação profissional pessoal e social do cidadão, a prática de educação empresarial e linhas programáticas extensionistas institucionais. Na dimensão da relação entre Faculdade e a sociedade, o NUPEX viabiliza e realiza projetos sociais, comunitários, artísticos, culturais, esportivos, com linhas e ações planejadas, tais como: integração ao esporte e atividade física com atenção à saúde; atenção a grupos de pessoas com necessidades especiais; melhoria da saúde; qualidade de vida; formação de mão-de-obra; qualificação para o trabalho; reorientação e capacitação profissional, educação de jovens e adultos e de cursos profissionalizantes, como por exemplo, o Projeto Melhor Idade, que busca contribuir para o rompimento da situação de marginalização e exclusão social que o idoso atravessa no contexto brasileiro, e a Clínica Escola, que é um espaço de aprendizagem, no qual os alunos acompanham os professores nos atendimentos e lidam com situações reais da prática profissional, o que contribuirá para que se tornem profissionais ainda mais qualificados. Durante o tempo de estágio, eles podem contribuir socialmente e aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. O NUPEX ainda é responsável pela adesão e renovação do “Selo Instituição Socialmente Responsável” junto à Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

Maximiliano Gonçalves Oliveira
Mestre em Arquitetura e Urbanismo (Universidade Federal de Viçosa-MG)
Coordenador do Núcleo de Pós-Graduação e Extensão (NUPEX).
[email protected]

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) vem desempenhando um papel importante desde 2005 na realização da Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. Desde o surgimento, a iniciativa tem como principal propósito aumentar a visibilidade das ações de responsabilidade social organizadas e realizadas pelas instituições.

A Faculdade Única recebeu no dia 09/10/2018 o “Selo Instituição Socialmente Responsável”. O reconhecimento foi obtido junto à Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) após participar da 14ª edição da Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular realizada em setembro.

A premiação recebida, com muita satisfação, tem por objetivo apresentar à sociedade as ações que a Instituição realiza com o foco no bem-estar social e desenvolvimento sustentável da comunidade onde está situada.

Este reconhecimento só foi conquistado após a Faculdade Única aderir à Campanha participando de suas atividades e sendo comprometida com a Educação Superior.

Em novembro de 2020 o selo foi obtido pelo terceiro ano consecutivo.

O que é esse Projeto?
Implantado em várias universidades, federais e particulares – mais de setenta cursos em todo território nacional, este trabalho tem significado uma alternativa para as pessoas de 3ª idade, que a sociedade marginaliza e exclui, numa fase da vida onde elas detêm uma experiência acumulada e sabedoria. Constitui-se também num espaço de convivência social, de aquisição de novos conhecimentos voltados para um envelhecer sadio e digno, sobretudo na tomada de consciência da importância de sua participação na sociedade.
As mudanças educativas desencadeadas pelo Projeto Melhor Idade vão além, num efeito multiplicador social. O idoso assume papel efetivo de educador ao contribuir para que a família- filhos, netos – ou os grupos sociais a que pertencem adquiram novos referenciais para a análise do meio e a definição de posições de intervenção na sociedade. Tornam-se, assim, mais participativos. O aumento no nível de participação pode ser explicado pelo fato dos alunos adquirirem conhecimentos das mudanças biológicas, psicológicas e sociais do envelhecimento, aceitando melhor os limites e desafios que os cercam.

Qual o objetivo do Projeto?
Contribuir para o rompimento da situação de marginalização e exclusão social que o idoso atravessa no contexto brasileiro, resgatando a identidade e a cidadania, possibilitar, através de fundamentação teórica, a construção de conhecimentos destinados a explicar o processo básico do envelhecimento em seus aspectos bio-psico-sociais, além de enfatizar as relações sociais dos idosos, criando condições para o desenvolvimento da criatividade e da formação de novas relações.